(11) 4803 6722

Realizar a gestão de frotas de ônibus é uma tarefa de muita responsabilidade, principalmente, por significar não só transportar pessoas, mas também cuidar da segurança de diversas vidas diariamente.

Por isso, um gerenciamento de frotas inteligente é primordial para evitar prejuízos na empresa e trazer maior confiabilidade durante o transporte de passageiros. 

Veja abaixo quatro dicas que podem fazer com que a gestão de frotas de ônibus seja mais eficiente.

Gestão de frotas de ônibus: 4 dicas para uma alta performance

Veja quais são os 4 passos para um gerenciamento de frotas eficiente.

  1. Investir na formação de motoristas

É muito importante que a empresa de ônibus invista em treinamentos e palestras que possibilitem aos condutores uma maior conscientização sobre a direção defensiva. Além disso, cursos de primeiros socorros também podem ser úteis para a rotina nesta função.

Condutores que possuem bons hábitos com o veículo contribuem para um bom estado de conservação da frota, minimizando os gastos com consertos e reparos relacionados ao mau uso dos veículos.

Da mesma forma, os motoristas são os representantes da empresa ao público externo. Por isso, é muito importante que esses profissionais sejam devidamente treinados quanto às políticas da companhia.

  1. Realizar manutenções rotineiras

Você já deve ter ouvido o ditado: prevenir é melhor que remediar. Essa deve ser uma das frases mais presentes na rotina de um gestor de frotas. Realizar manutenções rotineiras e preventivas é muito importante para manter a frota de ônibus em bom estado, evitando que esses veículos venham a parar por pane.

Quando um veículo precisa parar por pane, os gastos com relação aos reparos são muito maiores. Além disso, soma-se ao prejuízo o tempo em que o ônibus ficou parado sem poder gerar lucro para a empresa.

Sendo assim, as manutenções rotineiras são a melhor maneira de evitar a perda de tempo e dinheiro.

  1. Usar a tecnologia

Rastrear e monitorar a frota de ônibus não é uma tarefa simples, principalmente se você não for fã de tecnologias. Entretanto, é essencial utilizar aplicativos e softwares que facilitem a gestão dos veículos.

Há diversas aplicações disponíveis que possibilitam monitorar os gastos dos veículos e verificar as frotas. Tais softwares são muito importantes para gerar dados relevantes para uma tomada de decisão eficiente por parte do gestor de frotas.

Por isso, é essencial investir em tecnologias que garantam uma aplicação mais assertiva das estratégias, auxiliando na visualização dos resultados e possibilitando verificar onde estão os possíveis gargalos de produtividade que impedem o desenvolvimento financeiro da empresa.

  1. Avaliar os dados

Como já dito, a tecnologia é uma forte aliada no que diz respeito à tomada de decisão por parte do gestor de frotas. No entanto, é papel desse profissional analisar todos os dados e decidir por uma estratégia que seja efetiva, de acordo com o objetivo da empresa e o planejamento prévio.

Apesar de ser uma profissão muito desafiadora, realizar a gestão de frotas de ônibus pode ser uma tarefa mais simples se você seguir as dicas acima listadas. 

Por isso, use e abuse das tecnologias, esteja sempre à frente de possíveis problemas técnicos nos veículos, capacite os condutores e avalie rotineiramente os dados e indicadores para que a gestão de frotas de ônibus seja mais simplificada e eficiente.