(11) 4803 6722

É bastante comum algumas empresas com grandes frotas de veículos acumularem diversos processos de sinistro, que podem ficar parados por muito tempo.

Isso acontece, muitas vezes, pela falta de uma equipe especializada no assunto. No entanto, é muito importante se atentar ao prazo máximo para efetuar a cobrança do sinistro, evitando assim, possíveis prejuízos financeiros.

Por isso, neste artigo você vai entender melhor sobre os prazos para a cobrança de sinistro e também por quanto tempo esperar para o recebimento da indenização.

Pessoas que têm direito à indenização

Antes de falarmos diretamente dos prazos, é necessário esclarecer quais são os três tipos de pessoas que têm direito à indenização, são elas o beneficiário, o segurado e os terceiros.

Segurado

O segurado é o indivíduo que consta na apólice como tal. É, em geral, quem contrata o seguro para o seu bem ou para si próprio.

Beneficiário

O beneficiário é o indivíduo ou empresa que também possui direito à indenização, podendo ser designado pelo segurado. Um exemplo são os beneficiários de seguros de vida que receberão a indenização caso haja morte do segurado.

Terceiro

O terceiro é uma pessoa ou empresa que sofre uma perda através de algum ato do segurado. Por exemplo, quando um carro com cobertura para danos a terceiros colide com outro veículo, danificando-o, o proprietário do veículo danificado é caracterizado como um terceiro que será indenizado pelo prejuízo sofrido.

Quais são os prazos para a cobrança de sinistro?

Os prazos podem variar de acordo com o tipo de pessoa que solicita a indenização.

Segurado

Para o segurado, esse período é de um ano a contar do acontecimento do sinistro.

Beneficiário

Já para os beneficiários (com exceção dos beneficiários que são o próprio segurado, como em casos de invalidez), o prazo total para se iniciar a cobrança é de de três anos depois do ocorrido, gerador do sinistro.

Terceiros

Em casos de de danos ocorridos com terceiros, o prazo é de três anos desde a data do fato gerador de sinistro.

Qual o prazo para receber a indenização?

O prazo para recebimento da indenização pela seguradora não pode ultrapassar 30 dias a partir de entrega de todos os documentos por parte do beneficiário, terceiro ou segurado. A contagem do prazo pode ser suspensa ou pausada em algumas situações.

A suspensão, geralmente, ocorre enquanto a seguradora solicita novos documentos para concluir a análise do sinistro, sendo retomada com o aceite ou recusa por parte da seguradora.

O procedimento para liquidação do sinistro deve estar claramente descrito em contrato, especificando os documentos básicos que deverão ser apresentados para análise pela seguradora.

Neste artigo você entendeu um pouco mais sobre quais são as pessoas que podem ter direito à indenização em caso de sinistro, além de compreender quais são os prazos para realização da cobrança e recebimento da indenização.

Por isso, dependendo do tipo de pessoa que têm direito à indenização, o prazo para cobrança pode variar de um a três anos. Entretanto, o recebimento, em todos os casos, não deve ultrapassar o período de 30 dias do envio de todos os documentos, podendo esse prazo ser pausado para análise ou solicitação de novos documentos pela seguradora.