Com a tecnologia e também as dificuldades impostas pela pandemia, diversas funcionalidades vêm sendo desenvolvidas para evitar o contato direto com o dinheiro. Essas inovações também chegaram para as linhas de ônibus de Belo Horizonte e região metropolitana que estão testando uma nova forma de pagamento para transportes coletivos.
Entenda melhor sobre esse novo sistema, abaixo.
Como será a nova forma de pagamento para transportes coletivos?
A nova opção de pagamento em coletivos será, inicialmente, testada por um grupo selecionado que poderá optar por esse meio de pagamento, que será feito pela aproximação do celular em um equipamento específico próximo à catraca.
Mas não basta aproximar o celular, o passageiro precisa ter créditos! Para isso, o cidadão poderá adquirir as passagens através de uma carteira digital presente em um aplicativo que possibilita pagamentos através de cartão de crédito, débito e boleto.
O sistema funciona por meio de bluetooth e os testes durarão 30 dias. No entanto, ainda não há uma data prevista para a implementação definitiva da nova tecnologia.
O projeto
O projeto-piloto da nova forma de pagamento se iniciou no dia 22 de fevereiro, estando disponível apenas para usuários do sistema Android.
Os usuários interessados em participar do teste, tiveram a oportunidade de se inscrever através do Instagram da Transfácil, que no momento está com as inscrições encerradas.
A nova forma de pagamento, inicialmente, só estará disponível para teste na linha 2152 (Salgado Filho/ Cruzeiro) e para utilização nas estações do Move Rio de Janeiro e Carijós. No sistema metropolitano, o sistema estará disponível para testes nas estações Tupinambás e Espírito Santo.
Como funciona o atual sistema de pagamento na região?
No sistema atual de pagamentos de coletivos é possível adquirir a passagem com dinheiro ou através do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Município de Belo Horizonte – Cartão BHBUS. Com este cartão é possível comprar a passagem através de cinco modalidades:
Cartão BHBUS Vale-Transporte: Adquirido pelos empregadores e fornecido aos seus colaboradores.
Cartão BHBUS Usuário: Pode ser adquirido por qualquer usuário das linhas e possui duas modalidades, a de Portador e Identificado. Na de Identificado, caso haja perda ou roubo do cartão, é possível bloqueá-lo e transferir o saldo para outro cartão, já na modalidade Portador não há essa possibilidade.
Cartão BHBUS Benefício: É o cartão destinado aos beneficiários de gratuidade dos serviços de transporte coletivo.
Cartão BHBUS Master: É o cartão destinado aos usuários beneficiários de gratuidade por idade.
Cartão BHBUS Benefício Estudantil: Destinado a estudantes do Ensino Médio de Belo Horizonte que residem a mais de um 1 km da instituição de ensino, com direito a 50% de desconto no valor da tarifa.