(11) 4803 6722

A Marcopolo e a BYD informaram que concluíram a produção do primeiro ônibus elétrico com chassi articulado do Brasil. O veículo será destinado à cidade de São José dos Campos, que terá cerca de 12 ônibus desse tipo para atuar no projeto Linha Verde, um sistema de corredor de ônibus denominado de VLP (Veículo Leve sobre Pneus).

Características e ficha técnica do primeiro ônibus 100% elétrico do Brasil

O modelo chamado Attivi Express, possibilita rodar 250 Km com apenas uma carga de energia. 

Possui quatro motores ligados aos eixos que apresentam potência máxima de 201 cv e nominal de 148 cv por motor. Seu tempo de recarga é de até 3 horas e seu chassi contém coluna de direção regulável, regulagem de altura do chassi, ajoelhamento bilateral, rodas de alumínio, suspensão pneumática integral e sistema antichamas.

Seu design é moderno e arrojado, apresentando faróis em full LED. Possui um comprimento de 22 metros, largura de 2,6 metros e altura de 3,7 metros. É capaz de comportar 60 passageiros sentados, 108 em pé com espaço exclusivo e acessível para cadeirantes.

Suas poltronas são estofadas, apresentam entrada USB e encosto para cabeça. As portas pantográficas possuem sistema antiesmagamento. Além disso, o modelo possui 6 câmeras de alta definição, sendo duas com infravermelho. Contém monitores de 15,6 polegadas no teto, contendo rádio e alto-falantes que serão usados para entretenimento e geolocalização.

O modelo conta com WiFi a bordo, ar-condicionado com renovação de ar a cada 3 minutos, sistema de desinfecção do ar, e aditivos antimicrobianos em seus acabamentos e estofados.

Como será o corredor verde VLP?

O corredor terá 14,5 Km de extensão e ligará as regiões mais populosas, passando pelo centro da cidade. É considerada a principal obra de mobilidade da cidade, interligando as regiões sul e leste de São José dos Campos.

A administração da cidade prometeu um sistema de integração que possibilita ao passageiro utilizar o VLP e os demais ônibus, pagando apenas uma tarifa por sentido.

Próximos passos

O ônibus elétrico foi apresentado essa semana na fábrica da Marcopolo e, após passar pelo processo de homologação, sua produção em série será iniciada. A prefeitura de São José dos Campos já adquiriu as primeiras 12 unidades do veículo. Duas de outras cinco unidades já foram entregues pela BYD para operação em Salvador no sistema VLT do subúrbio.