Um levantamento realizado pelo SP2, por meio da Lei de Acesso à Informação, demonstrou que os ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) tiveram falhas a cada 17 minutos, em média, entre janeiro e setembro de 2020. Dentre os problemas, é possível destacar, panes elétricas, problemas ao ligar os ônibus, dificuldades com as portas e também com os freios.
Linhas de ônibus da EMTU com maior incidência de falhas
Somando todas as linhas, a EMTU registrou 23.947 falhas dentre os meses de janeiro e setembro do ano passado. Desde 2019 a linha 032 é campeã quando o quesito é quantidade de falhas, apresentando problemas mecânicos, nos pneus e também na embreagem.
A segunda posição é ocupada por uma linha que atende o município de Arujá, enquanto em terceiro lugar está uma linha que liga a Praia Grande a Santos. Na quarta posição está a linha 513, que liga a capital à Itapecerica da Serra, apresentando 273 falhas.
Confira o resumo do ranking:
- Linha 032: Itapecerica da Serra (Parque Paraíso)/São Paulo (Pinheiros): Apresentou 379 falhas.
- Linha 75: Arujá (Parque Rodrigo Barreto)/São Paulo (São Miguel Paulista): Apresentou 342 falhas.
- Linha 931: Praia Grande (Jardim Samambaia/Santos (Paquetá)): Apresentou 298 falhas.
- Linha 51: Itapecerica da Serra (Jardim das Oliveiras)/São Paulo (Metrô Capão Redondo): Apresentou 273 falhas.
- Linha 273: Suzano (Centro)/Arujá (Parque Rodrigo Barreto): Apresentou 248 falhas.
Principais falhas nos ônibus
Problemas de falhas nos ônibus podem afetar a rotina de quem precisa utilizar esses meios de transporte diariamente, principalmente, por influenciar a pontualidade das linhas, acarretando atrasos aos usuários dos ônibus. Veja abaixo quais são as principais falhas apresentadas pela frota da EMTU.
- Problemas na partida: 1221 ocorrências.
- Questões mecânicas: 727 ocorrências.
- Pneu furado: 627 ocorrências.
- Pane elétrica: 546 ocorrências.
- Sem embreagem: 463 ocorrências.
- Cortando aceleração: 381 ocorrências.
- Problemas mecânicos: 349 ocorrências.
- Sem aceleração: 297 ocorrências.
- Validador inoperante: 275 ocorrências.
- Motor sem força: 273 ocorrências.
O que diz a EMTU sobre as falhas?
De acordo com a EMTU, as linhas apresentadas fizeram 341 mil viagens, percorrendo cerca de 10 milhões de quilômetros entre janeiro e setembro do ano passado. A empresa relatou que realiza constantes inspeções em sua frota, verificando 400 itens que estão relacionados à segurança, conservação e manutenção dos veículos.
A EMTU afirmou que tais irregularidades são apuradas e, caso seja constatada responsabilidade por parte das concessionárias, estas empresas estarão sujeitas a sanções contratuais.